O texto a seguir expressa a resposta de uma questão dissertativa universitária com o tema "diversidade de gêneros", tal que foi apresentada na minha última avaliação do curso de letras pela universidade Uniasselvi. Por meio dessa rede social venho compartilhar minha resposta e todo comentário produtivo é bem-vindo.



Diversidade de gênero em relação aos pais

A questão de gênero é uma problemática social. A sociedade pré-estabelece comportamentos típicos de homens e mulheres que, muitas vezes, acabam forçando a exclusão. A própria família espera da criança um comportamento construído pela sociedade, gerando, por parte dos pais, o preconceito e a vergonha.

Mas como determinadas atitudes vindas dos pais favorecem a repetição de modelos impostos pela sociedade?

Nos dias atuais, muito se sabe que existem preconceitos ligados à diversidade de gênero, onde, para a sociedade, se estabelecem padrões. Desde a forma de pensar até a forma de agir, os pais querem que seus filhos sigam os padrões sociais. A imposição começa em casa, quando os pais não dão liberdade ao filho na escolha do que ele quer ser, quando os fazem pensar que eles têm que seguir os preceitos impostos pela sociedade, não respeitando a escolha do outro e, consequentemente, usando da ignorância e arrogância para expressar sua opinião.

De fato, cada pessoa expressa sua opinião de uma forma, mesmo que ela não seja a mais agradável. Mas, muitas vezes, uma opinião mal expressada acaba criando uma ofensa para quem ouve. O caminho para uma sociedade mais unida e sem preconceitos só se dá através do respeito ao outro, sabendo viver em um mundo de muitas diversidades com igualdade.

Luciano Alves em 26 de setembro de 2019

#producaotextual