Autor: Luciano Alves, Técnico em Secretariado, I.E.E.P. Annes Dias

Os profissionais de secretariado devem estar sempre abertos a novos conhecimentos na execução das atividades que lhes são confiadas, sendo, assim, sempre bem-sucedidos, comprometidos com o conhecimento do trabalho que irão realizar, sempre utilizando o bom senso de equilíbrio para transmitir confiança. Para ter capacidade de resolver problemas, é preciso manter sua própria imagem, porque as pessoas podem usá-la para construir a imagem da organização. Como todas as áreas são baseadas em pessoas e processos, os profissionais que executam a atividade de secretário ou secretária devem possuir habilidades técnicas.

Atualmente, as organizações buscam profissionais que cuidem das agendas dos executivos e dos dados de pagamento e de contato da empresa que estão desatualizados. Os profissionais estão à beira da extinção porque, hoje, as organizações não querem mais profissionais estáticos, e sim mais versáteis, capazes de realizar várias tarefas e concentrar-se nas atividades que a organização propõe. E a maneira mais rápida de reverter isso é que esses profissionais se tornem ágeis e competentes, tendo uma boa formação e grande bagagem de conhecimento, para que possam agregar da melhor maneira possível dentro da empresa, desempenhando suas funções.

Neste caso, uma das habilidades mais importantes é a capacidade de ter um bom relacionamento com executivos, assistentes, colegas, visitantes e, principalmente, com os clientes internos e externos da empresa. Uma das condições favoráveis para isso é saber ter uma boa relação interpessoal e empatia, ou seja, ver o mundo e sentir o movimento das coisas e pessoas ao redor, descobrir suas características específicas e observar os detalhes da composição diária, colocando-se no lugar do outro.





#producaotextual