Autor: Luciano Alves, Técnico em Secretariado Etapa 3, I.E.E Annes Dias
A violência contra a mulher é um problema recorrente que acontece no Brasil e no mundo. Pesquisas feitas pelo G1 no ano de 2021 revelaram que uma em cada quatro mulheres já sofreu agressão física ou sexual durante sua vida. Essas manifestações levam também à violência doméstica e, até mesmo, a abusos psicológicos, que por muitos são considerados os piores existentes na vida social de um indivíduo.
Dentre as piores agressões que uma mulher pode sofrer em sua vida por seu companheiro, destacam-se: a violência psicológica, que decorre do fato de o agressor xingar, humilhar, fazer críticas frequentes e controlar o que ela pode fazer ou não; a violência física, que ocorre quando o agressor atira objetos, chuta a vítima ou usa força bruta para conseguir algo; e a violência sexual, que acontece quando a mulher não consente em realizar práticas sexuais com seu companheiro e existe insistência por parte dele. Além das citadas aqui, ainda podemos mencionar a violência patrimonial, moral e doméstica.
Esses tipos de violência ocorrem em vários ambientes e em diferentes classes sociais. Não é exclusividade de famílias com alta ou baixa classe social. Uma das possíveis soluções para tentar frear os casos de violência doméstica contra a mulher pode ser investir em projetos de conscientização na sociedade e dentro das escolas, levando essa ação ao maior número de pessoas possível.
0 Comentários