A notícia é um gênero textual jornalístico que pode ser encontrado na internet ou através de jornais físicos que circulam em diferentes regiões do Brasil. Sendo assim, ele é um texto informativo que procura tratar de temas atuais, sendo vinculado através de vários meios de comunicação, como a internet, jornais, revistas, televisão, rádio, entre outros.

Segundo Lage (2004), a notícia surgiu através da expansão de atividades comerciais, antes do século XIII, época em que as notícias e informações chegavam para a população através de proclamações e cultos realizados na igreja. Devido a expansão das atividades comerciais, as notícias se expandiram muito rápido entre as pessoas. Tal acontecimento contribuiu para estimular o processo de alfabetização dos povos.

Antes do surgimento da escrita, as notícias se propagavam através da comunicação oral, onde as informações eram passadas de pessoas para pessoas através de breves conversas que tinham como objetivo informar sobre algum acontecimento em uma determinada região ou lugar. Os primeiros jornais começaram a circular tendo como foco informar sobre acontecimentos de catástrofes e guerras. Com grande repercussão, a igreja e o Estado tentaram impedir a circulação desses impressos, pois continham “tema principal da análise dos publicistas, da denúncia dos panfletários, do puxa-saquismo dos escritores cortesãos”. (LAGE, 2004, p. 11).

Com o crescimento da expansão comercial, a censura foi derrubada em diversos países, na mesma medida em que grande parte dos trabalhadores aprendiam a ler e se tornavam formadores de opiniões. A partir desse acontecimento, o jornal se tornou empresarial e “as máquinas e a organização da produção próprias do capitalismo industrial chegavam aos jornais”. (LAGE, 2004, p. 12). Foi então que a notícia se consolidou como a principal fonte de informação.

Em tempos modernos, na era da comunicação, a notícia se propaga muito rápido e o gênero pode aparecer em diferentes lugares. Se propaga, principalmente, por meio da internet e através do rádio e da televisão. Apresentando características próprias e definindo-se como gênero  discursivo, hoje é umas das principais ferramentas que garante informação diversificada para todos, fazendo parte da vida cotidiana das pessoas. 

A notícia é elaborada em ambiente empresarial e possui um conjunto de regras necessárias para reproduzi-la, fazendo assim com que tenha estabilidade. Para Alves Filho (2011, p. 97)

Esse tipo de funcionamento faz com que as notícias sejam escritas de um modo um tanto impessoal, não podendo o redator deixar marcas de seu estilo pessoal: o estilo que deve prevalecer é o estilo da notícia, conforme concebida em tal empresa, e não o do seu redator.

O conceito de notícia é dado por Lustosa (1996, p. 17) como “a técnica de relatar um fato. E para ser ainda mais conciso, diz simplesmente que notícia é o relato, não o fato”.  Assim podemos afirmar que a notícia é um recorte da realidade e por isso algumas notícias podem não ser verídicas e sim uma expressão de um ponto de vista sobre o acontecimento. 

Para Medina (1973, p. 137), “a mensagem jornalística, como um produto de consumo da indústria cultural , desenvolveu uma componente verbal específica, que serve para chamar a atenção e conquistar o leitor para o produto”. Assim, para se ter notícia é preciso ter informações, onde ela é transformada em produto e vendida para os leitores. 

Bahia (1990, p. 35),  diz que a notícia “é o modo pelo qual o jornalismo registra e leva os fatos ao conhecimento do público. Nesse sentido, a notícia é sinônimo de acontecimentos, matéria, dado, verdade, mentira, certeza, dúvida, jornalismo, informação, comunicação”. Podemos entender assim que, a notícia não é produzida pensando apenas nos fatos como um todo, mas também em sua repercussão.


Autor: Luciano Alves


REFERÊNCIAS

ALVES FILHO, Francisco. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

LAGE, Nilson. Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LUSTOSA, Elcias. O texto da notícia. Brasília. Universidade de Brasília, 1996.

MEDINA, Cremilda. Notícia: um produto à venda (jornalismo na sociedade urbana e industrial.). São Paulo: Alfa-Ômega, 1973.

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: as técnicas do jornalismo. São Paulo: Ática, 1990.


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