As contribuições para trabalhar a Literatura Infantil Afro-brasileira com mais frequência em sala de aula são inúmeras e podem trazer mais conhecimento a quem estuda sobre outras culturas através de histórias contadas pelo próprio povo de um determinado lugar.

Infelizmente ainda, dentro das escolas encontramos problemas de aceitação cultura cultural por parte do outro, o que leva as crianças a menosprezar e afastar outras crianças do seu círculo de amizade que tem uma cultura e costumes diferentes.

Devido a literatura afro-brasileira ser pouco abordada dentro das escolas é necessário que se leve essas obras para conhecimento didático afim de mostrar as contribuições que esses textos possam ter na sociedade e abordar esses assuntos com mais frequência.

A literatura é fundamental na formação do indivíduo, pois desenvolver o hábito e o gosto pela leitura nas primeiras fases da infância influenciam as crianças de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Como a criança está em um período de desenvolvimento psicológico deve se adquirir conhecimento sobre as mais variadas culturas para conseguir entender de maneira correta e aprender sobre elas. Dentre elas temos a afro-brasileira. Assim é  possível compreendermos sobre a importância dessa cultura por meio da lei 10.639, que foi sancionada em 9 de janeiro de 2003 pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva,  essa lei prevê a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os currículos escolares, se adequando as mais variadas idades e turmas.

 Assim ao inserir-se sobre a literatura Afro-brasileira nas bases curriculares, percebemos que isso veio para poder estar direcionando as crianças e adolescentes a entender, sobre si e sobre o outro, com um olhar especial. Portanto assim   aprendam a reconhecer tudo que aconteceu no passado por meio da história,  valorizando a herança cultural africana e o protagonismo histórico dos africanos e de seus descendentes no Brasil.


Atualmente, os textos voltados para o público infanto-juvenil, buscam romper com as representações que inferiorizam os negros e sua cultura. As obras os retratam em situações comuns do cotidiano, enfrentando preconceitos, resgatando sua identidade e valorizando suas tradições religiosas, mitológicas e a oralidade africana. . (Jovino 2006: 187)

O mais importante então a se destacar  é que se compreenda que este tipo de literatura, que versa sobre absolutamente todos os temas, conta a história da população negra pelo seu próprio viés. Trata-se, então, de uma perspectiva negra a partir da qual os sujeitos narram a partir de si, com dignidade e humanidade, expondo, dessa maneira, questões que muitas vezes um olhar branco, exterior, não dá conta. Porém assim, sendo adaptada ao linguajar infantil/juvenil para que tudo isso seja  apresentado de forma didática e clara, para a melhor absolvição do conhecimento, assim tendo um grande valor histórico-social para todos nós.

 A construção da identidade de uma criança o afeta ao longo de sua vida e, dada a sua importância, exige muita atenção. Isso porque, ao longo da história sociocultural, as diferenças raciais se manifestaram de forma surpreendente, e as imagens de pessoas negras se manifestaram de forma negativa e desprezada. A literatura infantil africana é uma importante ferramenta que as escolas utilizam para construir a identidade positiva, a autoestima e a aceitação das crianças, além de valorizar a diversidade cultural de diferentes raças dentro da escola e na comunidade escolar.


Autor: Luciano Alves


REFERÊNCIAS

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.  LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 02, maio 2022.

JOVINO, Ione da Silva. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In. SOUZA, Florentina e LIMA, Maria Nazaré (Org). Literatura Afro-Brasileira. Centro de Estudos Afro- Orientais, Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006

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