Alunos e professores da Escola Estadual Belarmino Côrtes, localizada em Cruz Alta, conquistaram destaque no 2º Concurso Cultural de Direitos Humanos da Justiça do Trabalho nas Escolas, chegando à final do evento. A cerimônia de premiação foi realizada na última terça-feira (3), no Auditório Ruy Cirne Lima, no Foro Trabalhista de Porto Alegre, em um momento de reconhecimento e celebração.  

O concurso é direcionado a estudantes e professores do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e tem como objetivo estimular a reflexão e a produção artística e textual sobre temas fundamentais, como trabalho seguro, combate ao trabalho infantil, incentivo à aprendizagem, enfrentamento ao trabalho escravo e combate às diversas formas de discriminação. Nesta edição, dez escolas do Rio Grande do Sul participaram.  

Alunos Premiados  

Os estudantes da Escola Belarmino Côrtes, orientados pelos professores de Língua Portuguesa, tiveram um desempenho expressivo em várias categorias:  

Desenho - 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
Orientados pela Professora Elis Kraemer
8° lugar : Jorge Enrico Santos Panosso

Produção Escrita – 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental  
Orientados pelo professor Luciano Alves:  
7º lugar: Alana Grilo dos Santos  
11º lugar: Maria Eduarda da Rosa da Cunha  
19º lugar: Kauã Silva de Lima  

Produção Escrita – 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental  
Orientados pela professora Kelly da Silva:  
15º lugar: Maria Eloi da Silva Gonçalves  

Produção Escrita – Ensino Médio  
Orientados pela professora Silvia Grilo:  
5º lugar: Layane Martins Silva Freitas  

Reconhecimento e Importância  

A participação e as conquistas dos alunos reforçam o compromisso da Escola Belarmino Côrtes com a educação cidadã e a formação crítica de seus estudantes. O evento, promovido pela Justiça do Trabalho, tem como propósito engajar jovens e educadores na defesa dos direitos humanos e no combate a desigualdades.  

Esses resultados também evidenciam o trabalho dedicado dos professores de Língua Portuguesa Luciano Alves, Kelly da Silva, Silvia Grilo e a Professora Elis Kraemer dos Anos Iniciais, que orientaram os alunos na produção dos textos e desenhos apresentados, promovendo não apenas aprendizado técnico, mas também a conscientização sobre temas sociais relevantes.  

A Escola Estadual Belarmino Côrtes celebra com orgulho as conquistas e reafirma sua missão de continuar incentivando a participação ativa dos estudantes em iniciativas que transformam realidades.  

Veja mais algumas imagens: