1. Leia o texto a seguir.
Porto Alegre, 14 de outubro de 2024.
Prezada Diretora Claudia,
Boa tarde!
Sou a Laura, estudante do 5º ano E, e gostaria de compartilhar uma ideia para ajudar a cuidar melhor do meio ambiente em nossa escola.
Percebi que, mesmo com várias lixeiras espalhadas pela escola, não temos lixeiras específicas para separar o lixo reciclável. Acho que, se tivéssemos lixeiras separadas para papel, plástico, vidro e metal, seria mais fácil descartar os materiais do jeito certo, e isso também ajudaria todos a aprenderem mais sobre reciclagem.
Essa mudança pode ser um bom jeito de nossa escola ser mais amiga do meio ambiente. Talvez, também pudéssemos fazer uma campanha para explicar a todos como separar o lixo e por que isso é tão importante para o planeta.
Obrigada pela atenção e por considerar minha sugestão para melhorar nossa escola.
Atenciosamente,
Laura
Com base no assunto da carta, é possível entender que a estudante está
2. Leia o texto a seguir.
A Princesa dos cabelos de ouro
Quantos séculos correram depois da história que vamos narrar, não sei, nem pessoa alguma poderá sabê-lo, só se sabe que, por esse tempo, existiu o reino das Maravilhas, e nele uma jovem tão linda, que nada neste mundo se podia comparar. Chamava a princesa dos Cabelos de Ouro, porque os seus cabelos eram louros, tão louros, que pareciam feitos de raios de sol, e tão grandes e crespos que chegavam aos pés. [...]
A princesa [...] tinha uma coroa de flores na cabeça, e usava vestidos bordados a ouro, diamantes e pérolas, de sorte que, quem a via, ficava logo apaixonado pela sua formosura.
Existia em Gabor, país vizinho, um rei ainda moço e solteiro, chamado Frederico, e possuidor de extraordinária riqueza. Sabendo da existência da princesa dos Cabelos de Ouro, conquanto nunca a tivesse visto, ficou apaixonadíssimo, resolvendo enviar um embaixador pedindo-a em casamento.
Para isso mandou preparar um carro de ouro, puxado por cavalos brancos, e seguido de mais de cem criados, recomendando que lhe trouxessem a princesa Mirtes, a todo o custo. O embaixador chegou ao reino das Maravilhas e entregou a mensagem.
Mas, ou porque nesse dia não estivesse de bom humor, ou aquela comitiva toda não lhe parecesse a ela suficiente para uma princesa tão linda, o fato é que respondeu que agradecia muito ao rei Frederico, tão alta distinção, mas que não pensava ainda em casar. [...]
De acordo com o texto, o assunto tratado é
5. Leia o texto a seguir.
Querida Professora Silvia,
Eu só queria dizer um grande obrigado, por ser uma professora tão incrível. Você é um ser superior! Ensinou-me muito e tornou o aprendizado superdivertido. Obrigada por me ajudar a crescer e por sempre me encorajar a alcançar as estrelas. Todo mundo acha que você é a melhor professora do mundo!
Você é como uma estrela na minha vida, me guiando por essa jornada de aprendizado e crescimento. Não posso agradecer o suficiente por todos os sorrisos, risadas e conhecimento que você compartilhou conosco. Além de você fazer uma grande diferença na minha vida, você ainda é muito engraçada.
Atenciosamente,
Cláudia Alves
No segundo parágrafo da carta, a expressão “Você é como uma estrela na minha vida" significa que a professora
6. Leia o texto a seguir.
No último quadrinho da história, a expressão “Isso é integridade!” indica que
7. Leia o texto a seguir.
No segundo quadrinho, a palavra "destruir" indica que a mãe de Carlinhos pensa que
8. Leia o texto a seguir.
Paisagem
Uns bezerrinhos bebem devagarzinho
Na água calma que sai do moinho.
Em seus olhinhos passa, bem de leve,
Uma sombra doce, clara e breve!
Perto deles, um casal, naturalmente,
Namorados ou noivos. De repente,
Trocam palavras de amor baixinho...
E uma criança canta no caminho!
Um pedaço de campo tão bonito,
Uma cena simples, mas que dá um grito,
Dizendo: este lugar é especial!
Oh, me acolhe em teus braços, minha terra querida,
Cheia de amor, de sonhos e de vida,
Ó meu Portugal, lindo e sem igual
Podemos afirmar que o eu lírico
9. Leia o texto a seguir.
Povos tradicionais
MinC realiza primeira consulta à sociedade civil sobre projeto de lei de proteção de culturas tradicionais e populares
Minuta apresentada ao Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial busca impedir apropriação indevida, exploração econômica e desrespeito a saberes populares
O Ministério da Cultura (MinC) iniciou o processo de consulta pública sobre a minuta da Lei de Proteção de Conhecimentos Tradicionais, Expressões Culturais Tradicionais e Culturas Populares. O documento foi apresentado, nesta quinta-feira (20), aos conselheiros e conselheiras nacionais de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Igualdade Racial, em Brasília (DF).
A proposta em debate busca assegurar direitos coletivos de povos tradicionais e criar mecanismos de proteção de seus saberes e práticas culturais. Também prevê formas de repartição de benefícios, especialmente em casos de uso comercial.
Entre os principais pontos discutidos estão ações para impedir apropriações indevidas, garantir a proteção de conhecimentos sagrados e instituir meios jurídicos para que essas comunidades possam reivindicar seus direitos. Além disso, o texto sugere salvaguardas contra o acesso, uso e exploração por terceiros sem consentimento livre, prévio e informado dos detentores desses conhecimentos. (...)
De acordo com este trecho da reportagem, podemos entender que
10. Leia este texto.
Caxias do Sul, 14 de agosto de 2024.
Oi, João! Tudo bem?
Estou escrevendo esta carta porque, acredita só, meu "azar" bateu de novo! Ganhei um celular novo da minha vó, mas ele só durou um único dia. É isso mesmo que você leu, UM DIA! No começo, ele funcionou perfeitamente, mas depois de 24 horas... nada de ligar ou carregar. Tentei de tudo, fui em vários lugares para tentar arrumar, mas desisti. O celular voltou à fábrica para ser analisado. Agora estou sem celular, e até arrumar isso, parece que voltei no tempo. Quem diria que, em 2024 eu estaria aqui escrevendo uma carta à mão?
Mas até que tem algo legal nisso. Parece mais pessoal, mais próximo, sabe? Não é só uma mensagem rápida que você manda e já esquece. Escrever à mão faz a gente parar, pensar e organizar melhor as ideias.
E você, como anda a vida por aí? Espero que as coisas estejam mais tranquilas do que esse drama com tecnologia por aqui! Fico no aguardo da tua resposta (dessa vez por carta também, quem diria, né?).
Abraço,
Pedro
No primeiro parágrafo, Pedro afirma "parece que voltei no tempo" porque o celular
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