1. O Menino e o Lobo

Um pastorzinho travesso, para se divertir, costumava gritar: 'Lobo! Lobo!'. Os camponeses, largando suas ferramentas, corriam para ajudá-lo, mas ao chegarem, o menino apenas ria deles. Depois de fazer isso várias vezes, um dia, um lobo de verdade apareceu. O menino, desesperado, gritou mais alto que pôde: 'Lobo! Lobo!'. Os camponeses ouviram, mas, pensando que era mais uma brincadeira, ignoraram. O lobo, então, devorou suas ovelhas.

Fonte: Adaptação da fábula de Esopo.

No texto, a palavra 'travesso' (no primeiro parágrafo) é um adjetivo que caracteriza o pastorzinho. A palavra 'pastorzinho' é um substantivo. Considerando a função do substantivo na frase, qual é a alternativa correta?

2. Convite

Poesia é brincar com palavras
como se brinca com bola, papagaio e pião.
Só que bola, papagaio, pião,
De tanto brincar, se gastam.
As palavras, não.
Quanto mais se brinca com elas
mais novas ficam.

Fonte: José Paulo Paes. In: Poemas para brincar.

No poema 'Convite', de José Paulo Paes, o verbo 'brincar' aparece várias vezes. Observe a frase 'Poesia é brincar com palavras'. Qual é a forma nominal desse verbo na frase?

3. O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Era uma vez um Gato Malhado que, durante a primavera, se apaixona por uma Andorinha Sinhá. O amor entre eles era impossível. Ele, por sua natureza, a perseguia, e ela, por sua vez, fugia dele. Contudo, em uma tarde, a Andorinha Sinhá quebrou a asa e caiu no jardim. O Gato Malhado, que estava por perto, em vez de devorá-la, a protegeu dos outros perigos e a ajudou a se recuperar. Nasceu uma amizade, um amor inesperado e proibido. Quando a Andorinha se recuperou, o Gato Malhado a viu voar e sentiu uma dor grande no peito, pois sabia que o amor deles só poderia existir naquele curto espaço de tempo e de modo tão incomum.

Fonte: Adaptado de 'O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá', de Jorge Amado.

O conto acima narra uma história de amor e amizade. Analise o seguinte trecho: 'O Gato Malhado a viu voar e sentiu uma dor grande no peito, pois sabia que o amor deles só poderia existir naquele curto espaço de tempo e de modo tão incomum.' Este trecho é um período composto. Qual é a oração principal deste período?

4. O Tesouro da Floresta

Era uma vez um lenhador chamado João. Ele era o mais corajoso da aldeia. Um dia, enquanto caminhava pela densa floresta, ouviu um som estranho. Era um choro baixinho, vindo de trás de uma grande árvore. João, curioso, se aproximou e encontrou uma pequena caixa de madeira, toda incrustada de musgo e folhas. Ele se abaixou, pegou a caixa e a abriu. Lá dentro, em vez de moedas de ouro ou joias, havia uma semente brilhante. Ele a plantou em sua horta, e dela brotou uma árvore que dava frutos com um sabor nunca antes provado na aldeia, trazendo prosperidade e alegria para todos.

Fonte: Conto popular adaptado.

Na passagem 'Ele se abaixou, pegou a caixa e a abriu.', a palavra 'abriu' é um verbo conjugado. A qual tempo e modo verbal pertence este verbo?

5. A Tartaruga e a Lebre

A Lebre ria da lentidão da Tartaruga. Um dia, a Tartaruga, cansada, desafiou a Lebre para uma corrida. A Lebre, confiante, aceitou prontamente. Quando a corrida começou, a Lebre disparou na frente e, vendo a Tartaruga tão longe, resolveu tirar uma soneca. A Tartaruga, no entanto, nunca parou e, passo a passo, ultrapassou a Lebre adormecida, chegando à linha de chegada em primeiro lugar. A Lebre, ao acordar, percebeu que havia perdido. Moral da história: mais vale a constância do que a rapidez.

Fonte: Adaptado da fábula de Esopo.

No texto, as palavras 'lentidão' e 'constância' são substantivos. Que tipo de substantivos são, e qual a razão para essa classificação?

6. A Coruja e a Águia

Uma vez, a Águia, rainha dos ares, encontrou-se com a Coruja, rainha das noites. A Águia estava caçando e a Coruja, a caminho de sua morada. A Águia perguntou-lhe: 'Coruja, sei que teus filhotes são os mais lindos de todos. Podes descrevê-los para mim para que eu não os devore, caso os encontre?' A Coruja, cheia de orgulho, respondeu: 'Claro, Águia! Meus filhotes são a perfeição: belos, com bicos pequenos e suaves, penas finas e olhos grandes e brilhantes.' Algum tempo depois, a Águia encontrou filhotes feios, desgrenhados e com olhos esbugalhados. Pensando que não poderiam ser os filhotes da Coruja, devorou-os. Depois, a Coruja chorou ao saber do ocorrido, e a Águia disse: 'Nunca mais descreva seus filhos com tanto exagero, pois o que para você é bonito, para outros pode não ser.'

Fonte: Adaptação da fábula de La Fontaine.

No trecho 'a Águia, rainha dos ares, encontrou-se com a Coruja', os substantivos 'Águia' e 'Coruja' são classificados como 'próprios' neste contexto. Por que eles recebem essa classificação?

7. O Pequeno Príncipe

As pessoas grandes são muito, muito estranhas, pensou o principezinho, enquanto seguia viagem. Ele conheceu um rei que dominava tudo, mas não dominava nada. Um bêbado que bebia para esquecer que tinha vergonha de beber. Um homem de negócios que contava estrelas para se sentir rico. E um acendedor de lampiões que acendia e apagava os lampiões de um planeta que girava cada vez mais rápido. Eles eram tão sérios e ocupados que o principezinho se perguntava qual era o sentido de tudo aquilo.

Fonte: Adaptado de 'O Pequeno Príncipe', de Antoine de Saint-Exupéry.

No trecho 'enquanto seguia viagem', o verbo 'seguia' está no pretérito imperfeito do indicativo. A qual tempo e modo pertencem os verbos 'conheceu' e 'pensou' (no primeiro parágrafo)?

8. As borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam na luz
As belas borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

Fonte: Vinicius de Moraes. In: A Arca de Noé.

No poema 'As borboletas', de Vinicius de Moraes, a palavra 'borboletas' é um substantivo. No trecho 'Brincam na luz / As belas borboletas', o verbo 'Brincam' está no plural. Isso ocorre porque ele concorda com o sujeito. Qual é o sujeito da oração 'Brincam na luz as belas borboletas'?

9. A História da Andorinha Teimosa

Havia uma vez uma pequena andorinha que se recusava a voar para o sul no inverno, ao contrário de suas companheiras. Ela dizia: 'Eu vou ficar e enfrentar o frio.' Suas amigas, que já tinham partido, lamentaram sua decisão. Conforme o inverno se aproximava, o frio se intensificava, e a andorinha teimosa sentiu seu corpo enfraquecer. Ela, arrependida, percebeu que a decisão dela foi um erro. 'Talvez eu devesse ter ido para o sul,' ela pensou, enquanto tremia. Uma família a encontrou e a abrigou, salvando sua vida, e na próxima primavera, ela se juntou ao seu bando, aprendendo a lição de que o grupo é importante.

Fonte: Conto popular adaptado.

No trecho 'Uma família a encontrou e a abrigou, salvando sua vida', há um período composto. As orações 'Uma família a encontrou' e 'e a abrigou' são classificadas como:

10. A Princesa e a Ervilha

Era uma noite de tempestade. Chovia e trovejava. Um príncipe, que procurava uma princesa de verdade para casar, ouviu uma batida na porta. Uma jovem, ensopada pela chuva, disse ser uma princesa. A rainha, para testá-la, colocou uma pequena ervilha no fundo da cama e empilhou vinte colchões e vinte edredons sobre ela. Na manhã seguinte, a jovem disse que não havia conseguido dormir, pois sentia algo duro na cama. A rainha soube, então, que ela era uma verdadeira princesa, pois apenas uma princesa de verdade teria a pele tão sensível a ponto de sentir a ervilha através de tantos colchões. E eles se casaram.

Fonte: Adaptado do conto de Hans Christian Andersen.

O conto 'A Princesa e a Ervilha' é um texto narrativo. O verbo 'chovia' no início da história expressa um fenômeno da natureza. Esse verbo é classificado como 'impessoal'. O que isso significa?

11. A Viagem de Nilo

Nilo, o peixinho mais curioso do rio, decidiu que era hora de conhecer o mar. 'O rio é muito pequeno para mim', ele pensava. Então, um dia, ele começou a nadar em direção à correnteza. Ele sabia que a viagem seria longa, mas estava determinado. No caminho, ele viu a lontra, a tartaruga e o jacaré. Eles o incentivaram a seguir, mas o alertaram sobre os perigos. 'O mar é vasto, Nilo, tenha cuidado!', disse a tartaruga. Nilo ouviu, mas não se intimidou. A viagem era o seu sonho e nada o faria desistir. Finalmente, ele chegou ao oceano, um lugar imenso e cheio de criaturas que ele nunca imaginou. Ele, feliz, percebeu que a sua coragem o levou a um novo mundo, um mundo que ele sonhava desde pequeno.

Fonte: Conto autoral.

No texto, a palavra 'curioso' (no primeiro parágrafo) é um adjetivo. Qual é o substantivo que essa palavra qualifica?

12. A Formiga e a Cigarra

No verão, a Cigarra cantava sem parar. A Formiga, por sua vez, trabalhava, juntando grãos para o inverno. 'Por que você não descansa um pouco e canta comigo?', perguntou a Cigarra. 'Preciso juntar comida para não morrermos de fome no inverno', respondeu a Formiga. A Cigarra riu e continuou cantando. Chegou o inverno, e a Cigarra, tremendo de frio e fome, bateu na porta da Formiga. 'Formiga, me ajude! Estou morrendo de fome!', disse ela. 'E o que você fez no verão, enquanto eu trabalhava?', perguntou a Formiga. 'Eu cantei e dancei', respondeu a Cigarra. 'Pois agora dance!', disse a Formiga, fechando a porta na cara dela.

Fonte: Adaptação da fábula de La Fontaine.

Na fábula 'A Formiga e a Cigarra', o verbo 'cantava' (no primeiro parágrafo) é usado no pretérito imperfeito do indicativo. Por que este tempo verbal é adequado para descrever a ação da Cigarra?

13. O Vento

O vento, que sopra, sopra,
leva nuvens e chapéu,
balança as árvores da mata,
dá um beijo no céu.

E segue, sem ter pressa,
seguindo a vida afora,
leve, brando, suave,
sem ter tempo, nem hora.

Fonte: Poema autoral.

No poema 'O Vento', o trecho 'O vento, que sopra, sopra, leva nuvens e chapéu...' é um período composto. Qual é o tipo de oração que a expressão 'que sopra, sopra' representa?

14. A Sereia e o Pescador

Em uma pequena vila à beira-mar, vivia um velho pescador. Ele era conhecido por sua bondade. Uma noite, enquanto jogava suas redes, ele ouviu uma voz linda vinda do mar. 'Ajude-me, por favor!', a voz suplicava. Ele viu uma sereia presa em sua rede. Sem pensar duas vezes, ele cortou a rede e a libertou. A sereia, grata, cantou para ele uma canção, e essa canção o fez descobrir um tesouro submerso, garantindo que o pescador e sua família nunca mais passassem por dificuldades. Mas o maior tesouro, ele sempre dizia, foi a amizade que nasceu entre eles.

Fonte: Conto autoral.

Na frase 'Ele era conhecido por sua bondade', a palavra 'bondade' é um substantivo. Que tipo de substantivo é 'bondade', e por quê?

15. O Burro e o Cão

Um Burro e um Cão viajavam juntos. O Burro, com sua mochila cheia de mantimentos, caminhava pesadamente. O Cão, saltitante, corria e explorava os arredores. Ao anoitecer, quando encontraram um lugar para descansar, o Burro disse: 'Estou tão cansado. Vou comer estas couves e dormir.' O Cão, com fome, pediu: 'Por favor, compartilhe um pouco da sua comida.' Mas o Burro, egoísta, respondeu: 'Não. A comida é minha. Fiquei o dia todo com o peso dela nas costas.' Mais tarde, um lobo feroz apareceu. O Burro, assustado, gritou por ajuda. O Cão, vendo a sua chance de vingança, disse: 'O peso das couves é seu. A luta contra o lobo é minha.' E o Burro foi atacado, aprendendo a lição de que o egoísmo não compensa.

Fonte: Adaptação da fábula 'O Burro e o Cão', de Esopo.

No texto, há duas orações que podem ser classificadas como simples: 'O Cão, com fome, pediu' e 'O Burro foi atacado'. As palavras 'pediu' e 'foi atacado' são verbos. O que as torna orações simples?

16. A Onça e a Raposa

A Onça, rainha da floresta, se achava a mais inteligente. A Raposa, esperta, sempre a enganava. Um dia, a Onça desafiou a Raposa: 'Vamos ver quem é a mais esperta! Você tem que me ajudar a construir uma armadilha para o caçador. Se você não conseguir, eu te devoro.' A Raposa, sem se intimidar, disse: 'Sim, Onça, eu ajudo. Mas você tem que jurar que não vai me comer.' A Onça jurou. A Raposa, então, armou uma armadilha para o caçador, mas de um jeito que a Onça ficou presa nela. 'Você é a rainha da floresta,' disse a Raposa, 'mas a esperteza é minha.'

Fonte: Conto popular adaptado.

No trecho 'a Raposa, esperta, sempre a enganava', a palavra 'Raposa' é um substantivo próprio, pois nomeia a personagem da história. No entanto, a palavra 'esperta' é um adjetivo que caracteriza a Raposa. A qual substantivo o adjetivo 'esperta' está diretamente ligado?

17. O Urso e as Abelhas

Um Urso, que era guloso, caminhava pela floresta. Ele viu uma árvore e sentiu um cheiro de mel. 'Hummm, que delícia!', ele pensou. Ele subiu na árvore, colocou a pata na colmeia, e as abelhas, furiosas, saíram em bando e o atacaram. O Urso, desesperado, tentou fugir, mas as abelhas o seguiam. Ele correu para um rio e pulou na água para se livrar das abelhas. Elas não o seguiram, e o Urso percebeu que a sua gulodice o colocou em perigo. Mas, como sempre, ele não aprendeu a lição.

Fonte: Adaptação da fábula de La Fontaine.

No trecho 'e as abelhas, furiosas, saíram em bando e o atacaram', há uma oração. A palavra 'saíram' é um verbo. A qual tempo e modo verbal ele pertence?

18. O Gato de Vento

O gato de vento
passeia na rua,
sem ter ninguém para ver,
só o céu e a lua.

Ele mexe no rabo
e dá um miado,
sem ter som, nem ter eco,
só um miado calado.

E voa, e voa,
leve como um algodão,
procurando um amigo,
para ter no coração.

Fonte: Poema autoral.

No poema 'O Gato de Vento', a palavra 'vento' é um substantivo. Que tipo de substantivo é 'vento'?

19. O Espelho Mágico

Era uma vez um rei que tinha um espelho mágico. O espelho podia mostrar a verdade. Um dia, o rei perguntou ao espelho: 'Espelho, espelho meu, quem é o mais sábio do reino?' O espelho respondeu: 'O sábio é o jardineiro, que cuida da terra com humildade e amor.' O rei, que se achava o mais sábio, ficou furioso. Ele convocou o jardineiro e o testou com perguntas difíceis. O jardineiro, que era simples, respondeu a todas as perguntas com sabedoria. O rei, impressionado, disse: 'Eu aprendi que a sabedoria não está em ter um reino, mas em cuidar do que se tem com amor.'

Fonte: Conto popular adaptado.

No texto, a palavra 'sabedoria' (no último parágrafo) é um substantivo. O que a torna um substantivo abstrato?

20. O Sabiá

Canta, sabiá,
canta, sabiá,
canta que a vida é bonita,
canta que a vida é de paz.

Canta, sabiá,
na ponta do galho,
canta que o sol já nasceu,
canta que o dia já veio.

Fonte: Poema autoral.

No poema 'O Sabiá', o verbo 'canta' aparece várias vezes. Qual é o modo verbal deste verbo e o que ele expressa?

21. O Dragão Bondoso

Num reino muito distante, havia um dragão. Todos os habitantes tinham medo dele. O dragão, que era solitário e bondoso, vivia na montanha. Um dia, uma menina se perdeu na floresta. O dragão, ao vê-la, se aproximou devagar. A menina, que não tinha medo, perguntou: 'Você é o dragão que vive na montanha?' O dragão acenou a cabeça. A menina perguntou se ele poderia ajudá-la a encontrar o caminho de casa. Ele, sem hesitar, a pegou em suas costas e a levou para casa. Os habitantes, ao verem a cena, perceberam que o dragão não era mal, mas apenas incompreendido.

Fonte: Conto autoral.

No texto, a oração 'O dragão, que era solitário e bondoso, vivia na montanha' é um período composto. Qual é a oração principal deste período?

22. A Nuvem

A nuvem é um pedaço de algodão,
que navega no céu,
para molhar o chão.

Ela vai, ela vem,
sem ter destino ou caminho,
chorando, molhando o chão,
com um pranto pequenininho.

Fonte: Poema autoral.

No poema 'A Nuvem', as palavras 'algodão' e 'pranto' são substantivos. Qual é a classificação desses substantivos e por quê?

23. O Leão e o Rato

Um Leão, o rei da floresta, dormia profundamente. Um Rato, atrevido, subiu em sua cabeça e fez uma festa. O Leão, ao acordar, o pegou com a pata e disse: 'Vou te devorar! Como ousa me incomodar?!' O Rato, apavorado, pediu: 'Por favor, me solte! Talvez um dia eu possa retribuir o favor.' O Leão, achando graça, o soltou. Algum tempo depois, o Leão ficou preso em uma rede de caçadores. O Rato, ao ouvi-lo rugir, correu para ajudá-lo, roendo as cordas da rede até soltá-lo. O Leão aprendeu que a amizade é o maior tesouro, e que não se deve subestimar ninguém, por menor que seja.

Fonte: Adaptação da fábula de Esopo.

No trecho 'O Leão, ao acordar, o pegou com a pata', o verbo 'pegou' está na terceira pessoa do singular. Qual é o sujeito que pratica a ação de pegar?

24. A Bailarina Solitária

Ana era uma bailarina. Seu corpo dançava, mas seu coração estava triste. Ela, que era a melhor bailarina do grupo, se sentia solitária. Ninguém a via de verdade. 'Eu só sou a bailarina,' ela pensava. Um dia, um menino, que a via dançar todos os dias, se aproximou. 'Sua dança me faz chorar e sorrir,' ele disse. 'Você não é só a bailarina, você é a magia que a dança espalha.' A bailarina, surpresa, viu que alguém a via de verdade. 'Eu sou mais do que só uma bailarina,' ela pensou, sentindo a tristeza ir embora. Agora ela dançava com o coração, sabendo que a dança era a sua forma de se expressar e se conectar com o mundo.

Fonte: Conto autoral.

No trecho 'Um dia, um menino, que a via dançar todos os dias, se aproximou', há um período composto por subordinação. Qual é a oração subordinada adjetiva deste período?

25. A Vida é um Rio

A vida é um rio
que vai para o mar.
Às vezes, corre leve,
outras, corre a chorar.

Mas sempre vai em frente,
sem nunca parar,
levando sonhos e esperanças,
sem nunca desanimar.

Fonte: Poema autoral.

No poema 'A Vida é um Rio', a palavra 'esperanças' é um substantivo. Qual é a sua classificação e por quê?

26. O Cão e o Osso

Um cão carregava um osso na boca. Ele caminhava pela ponte. Ele se viu na água e pensou: 'Que cão guloso! Ele tem um osso maior que o meu!'. Ele não sabia que o reflexo dele mesmo. Ele então, para pegar o osso maior, latiu para a água. O osso que ele carregava caiu no rio. Ele, desesperado, procurou pelo osso, mas já era tarde. O osso se perdeu para sempre. Moral da história: quem tudo quer, tudo perde.

Fonte: Adaptação da fábula de Esopo.

O verbo 'latiu' (no segundo parágrafo) está conjugado no modo Indicativo, expressando uma ação que é uma certeza. Qual é a conjugação deste verbo, e a qual tempo verbal ele pertence?

27. A Raposa e a Cegonha

A Raposa convidou a Cegonha para jantar. A Raposa, esperta, serviu a sopa em pratos rasos, impossíveis para a Cegonha comer com seu longo bico. A Cegonha ficou com fome. Dias depois, a Cegonha, vingativa, convidou a Raposa para jantar. Ela serviu a sopa em um jarro com gargalo estreito, onde a Cegonha podia beber facilmente, mas a Raposa não. A Raposa, com fome e vergonha, aprendeu a lição. Moral da história: não se deve fazer com os outros o que não se deseja que façam conosco.

Fonte: Adaptação da fábula de Esopo.

No texto, as palavras 'Raposa', 'Cegonha', 'jantar' e 'sopa' são substantivos. Qual delas, no contexto da frase, é um substantivo que nomeia uma ação?