Texto Base (Questões 1 a 10): MÉTODO CIENTÍFICO: POR QUE E COMO LEVÁ-LO PARA A PRÁTICA
Na sociedade atual, a Educação precisa levar o jovem a compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico e a transformar a realidade em que se encontra utilizando estratégias científicas. [...] Também é possível trabalhar o método científico por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Trata-se de uma oportunidade de conectar a escola e a comunidade, construindo com alunos projetos alinhados à grade curricular de forma interdisciplinar, contextualizada e significativa. [...]

1. Quanto ao emprego do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa que apresenta uma reescrita correta para o excerto "[...] projetos alinhados à grade curricular [...]".

2. A partir da leitura do texto, é correto afirmar que

3. Os dois travessões presentes no quarto parágrafo do texto poderiam ser substituídos, de modo adequado, respectivamente, por

4. Sobre o item destacado em "[...] deveríamos enfatizar a importância de entender a ciência.", assinale a alternativa correta.

5. Em relação ao subtítulo do texto "Analisar, testar e resolver são habilidades essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos dos Anos Finais", assinale a alternativa correta.

6. Sobre as regras de colocação pronominal na norma padrão, assinale a alternativa correta.

7. Em relação aos elementos que atuam na articulação do texto, assinale a alternativa correta.

8. Assinale a alternativa que apresenta uma reescrita semanticamente adequada para o excerto "Minha sugestão é que converse com sua turma a respeito da rotina dos estudantes [...]".

9. Em "Analise, teste e resolva para formar a Educação e a sociedade do futuro.", a oração destacada estabelece com as anteriores uma relação sintático-semântica de

10. Em relação ao excerto "Ou seja, nós respiramos ciência!", assinale a alternativa INCORRETA.

11. A respeito da função social da escola pública, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Tem função insubstituível na formação dos indivíduos para uma vida digna, a fim de que eles compreendam e transformem a realidade em que vivem.
II. Adota linhas de conduta no relacionamento entre professores e alunos para que exista coerência nos interesses sociais.
III. É eficaz em desenvolver saberes e colocá-los a serviço dos interesses de toda a comunidade.
IV. Ensina a disciplina e exige dos alunos o domínio dos métodos de estudos.
V. Tem função de encaminhar os processos de ensino como objetivos educativos de formação da personalidade do estudante.

12. Em nossa sociedade, é evidente que, quando se trata de Educação Escolar Inclusiva, muitos professores alegam que sua formação não foi voltada para essa área. Assinale a alternativa que apresenta o real sentido de inclusão escolar.

13. Para Carvalho (2004), as características de uma verdadeira educação escolar inclusiva relacionam-se a um processo em que

14. O principal instrumento de ensino é a palavra, isto é, a exposição oral; essa prática supõe que, ouvindo e realizando exercícios repetitivos, o aluno compreende a matéria. O excerto apresentado trata de qual tendência pedagógica da educação?

15. Weisz (2000) ressalta que as tendências pedagógicas da educação são pressupostos que contribuem para o desenvolvimento do trabalho docente. Quanto às tendências pedagógicas, assinale a alternativa INCORRETA.

16. Analise as situações hipotéticas a seguir:
1. Colégio Eureka: fundamenta-se na concepção de mostrar objetos, ilustrações e gravuras para o processo de ensino.
2. Escola Anísio Teixeira: suas práticas colocam o aluno como o sujeito da aprendizagem, em condições propícias para estimular seus interesses.
3. Colégio do Futuro: sua proposta pedagógica está articulada com os interesses da comunidade.
4. Escola Dinâmica: busca valorizar o trabalho do professor, almejando um ensino de qualidade e que os alunos tenham domínio dos conteúdos científicos.
As perspectivas pedagógicas de cada instituição apresentada correspondem, respectivamente, a quais tendências pedagógicas da educação?

17. Qual é a importância de tratar questões étnico-raciais em sala de aula?

18. Brandão (1980) ressalta que o projeto educativo e suas concepções didático-pedagógicas não podem ser tratados apenas como uma variante da educação informal ou da educação de jovens e adultos, devendo ser entendido como um

19. Analise as características a seguir:
1. capacidade de liderança;
2. capacidade de interação e comunicação com alunos e grupo de trabalho;
3. compreensão dos processos de inovação organizativa, pedagógica e curricular;
4. tomada de decisões sobre os problemas da organização escolar, da forma de gestão e da sala de aula;
5. domínio do conteúdo para ser um participante atuante;
6. elaboração de planos e projetos de ação;
7. trabalho com métodos e procedimentos de pesquisa;
8. familiarização com os instrumentos de avaliação, em larga escala, da organização escolar e da aprendizagem.
As características apresentadas estão diretamente relacionadas com

20. A Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) docente é o ato de produzir direta e intencionalmente nos estudantes uma mediação educativa que os possibilite a se apropriar do conhecimento em direção à resolução de problemas sociais. Assim, a OTP docente abrange

21. De acordo com Vasconcellos (2003), o Projeto Político Pedagógico é um planejamento que visa atender às funções de

22. Sobre o Projeto Político Pedagógico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Deve ser conhecido, discutido e reformulado de acordo com as políticas educacionais vigentes.
( ) É um documento burocrático que busca refletir a realidade da sociedade globalizada.
( ) É um instrumento emancipador em que os conhecimentos contidos precisam ser defendidos pela comunidade escolar.
( ) É um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas.
( ) É um documento construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos no processo educativo.

23. Faz parte da prática pedagógica dos professores, sendo uma ação intrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem; sua aplicabilidade traz uma gama de significados e significantes. Sobre qual elemento da prática pedagógica o excerto apresentado se refere?

24. Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Avaliação Somativa.
2. Avaliação Diagnóstica.
3. Avaliação Formativa.
( ) Utilizada para atribuir ao aluno um conceito final; tem por base os níveis de aproveitamento do ensino preestabelecido.
( ) Contribui para a melhoria do processo de ensino, pois auxilia o professor a identificar os estágios de desenvolvimento e de aprendizagem em que o aluno se encontra.
( ) Envolve professor e aluno na tomada de consciência do comprometimento com a aprendizagem; tem fins cognitivos adequados.

25. Qual é a importância da organização do tempo e do espaço na prática pedagógica do professor?

26. O artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre a administração pública, seus princípios e, ainda, sobre a relação mantida entre os servidores e os empregados públicos e os governos. Sobre o tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.
II. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
III. O prazo de validade do concurso público será de até três anos, prorrogável uma vez por igual período.
IV. A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.

27. Segundo a Lei Federal nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes. Nesse contexto, a garantia de prioridade compreende, dentre outros,

28. Sônia trabalha como secretária e, por ser portadora de deficiência, necessita da cadeira de rodas para se locomover. Assim, sempre que precisa entregar documentos para alguém no segundo piso, ela precisa pedir a outra pessoa que entregue por ela, já que seu local de trabalho não conta com um elevador ou rampa de acesso, apenas escadas. A Lei Federal nº 10.098/2000 [...] discorre sobre diferentes tipos de barreiras [...]. De acordo com a definição da Lei, Sônia, em seu local de trabalho, depara-se com uma

29. A Lei nº 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação, sendo que, em seu artigo 2º, discorre sobre as diretrizes a serem seguidas. Acerca do tema, assinale a alternativa que NÃO representa uma diretriz estabelecida na referida Lei.

30. Sabe-se, que a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é tão nossa quanto a Língua Portuguesa Brasileira, por isso a Lei nº 14.191/2021, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para dispor sobre a modalidade de Educação Bilíngue de Surdos, é tão importante na medida em que, além de promover a inclusão social, também garante justiça e oportunidades para todos. Sobre as alterações trazidas pela Lei nº 14.191/2021, assinale a alternativa correta.

31. A Lei Federal n° 10.639/2003 altera a Lei nº 9.394/1996 para incluir, no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Sobre a Lei nº 10.639/2003, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino público, fundamental e médio, sendo facultativo nos estabelecimentos de ensino privado.
II. Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
III. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como "Dia Nacional da Consciência Negra".
IV. O calendário escolar também incluirá o dia 08 de agosto como "Dia de Zumbi dos Palmares".

32. A respeito da Lei nº 13.146/2015 que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), assinale a alternativa INCORRETA.

33. A Lei nº 9.795/1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, considera a educação ambiental o conjunto de processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente [...]. Segundo o art. 3º da referida Lei, incumbe

34. De acordo com a Lei Estadual nº 14.705/2015, que Institui o Plano Estadual de Educação (PEE) em cumprimento ao Plano Nacional de Educação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas e que fazem parte das Metas e Estratégias descritas na referida Lei.
I. Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 9° (nono) ano do ensino fundamental, no prazo da vigência deste PEE, considerando o diagnóstico específico para o estabelecimento de metas locais.
II. Garantir que 50% (cinquenta por cento) dos professores que atuam na educação do campo tenham formação em nível superior até 2024.
III. Dar incentivo aos professores indígenas nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado por meio da concessão de bolsas de estudos e de licenças de qualificação profissional para habilitá-los como formadores nas licenciaturas e cursos de pós-graduação indígenas.
IV. Construir as línguas Kaingang e Guarani de sinais para estudantes surdos.
V. Oferecer o ensino fundamental de 7 (sete) anos em escolas indígenas, acessível para todas as comunidades Kaingang e Guarani, com espaços físicos escolares adequados e qualificados.

35. Nos termos da Lei Estadual nº 6.672/1974, o estágio probatório é o período de 3 (três) anos de efetivo exercício do cargo público para o qual foi nomeado o profissional do Magistério Público da educação básica da rede pública estadual de ensino, durante o qual é apurada a conveniência da sua confirmação no cargo, mediante a verificação de determinados requisitos. Nesse contexto, de acordo com a citada Lei, assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos requisitos a serem verificados durante o estágio probante.

TEXTO 1 (Questões 36 a 41):
A maior parte do tempo e do esforço gastos por professores e alunos durante o processo escolar, na assim chamada aula de língua portuguesa, é destinada ao aprendizado da metalinguagem de análise da língua [...]. No entanto, uma coisa é saber a língua, isto é, dominar as habilidades de uso da língua em situações concretas de interação [...]. Outra coisa é saber analisar uma língua [...]. Na prática escolar, institui-se uma atividade linguística artificial [...]. É precisamente porque essas vozes não podem mais calar que o compromisso político primeiro do professor de língua portuguesa é possibilitar o domínio efetivo da língua padrão.

36. A aprendizagem da metalinguagem na aula de português, conforme abordagem do Texto 1, associada ao ensino e aprendizagem de gramática normativa, evidencia

37. A partir da leitura do Texto 1, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O aprendizado de metalinguagem deve ser abolido das aulas de português, pois enfatiza atividades artificiais e compromete a aprendizagem das práticas comunicativas.
II. As posições sociais estáticas de aluno e de professor, no contexto das aulas de português, contribuem para práticas linguísticas artificiais.
III. A simulação das atividades linguísticas é ineficaz porque enfatiza saber a língua em detrimento de saber analisar a língua, artificializando a aprendizagem nas aulas de português.

38. A avaliação tradicional, que subjaz à crítica exposta no excerto “o professor e a escola ensinam; o aluno aprende (se puder)", do Texto 1, opõe-se à perspectiva pedagógica de avaliação formativa. [...] A partir desse contexto, assinale a alternativa em que o(s) objetivo(s) dialoga(m) com a proposta de avaliação formativa.

39. A partir da leitura do Texto 1, entende-se que, nas aulas de língua portuguesa, os professores devem

40. Conforme o contexto apresentado pelo Texto 1, "saber analisar a língua" estabelece contraponto com a abordagem de análise linguística. Na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018, p. 80), o eixo análise linguística das práticas de linguagem [...] envolve "procedimentos e estratégias (meta) cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos [...]. Nesse contexto, a análise linguística pode ser considerada uma prática

41. No Texto 1, o autor emprega a expressão "esconder o sol com a peneira” para explicar como a variedade de língua é tratada na escola. Nesse contexto, tal expressão denota significado de ação

TEXTO 2 (Questões 42 a 45):
Considerando os objetivos básicos da escola no trato da língua, é oportuno levantar a questão de se a escola deve tratar apenas o texto escrito ou envolver-se também com o texto oral. [...] Creio que ao se enfatizar o ensino da escrita não se deve ignorar a fala, pois a escrita reproduz, a seu modo e com regras próprias, o processo interacional da conversação [...]. É obvio que se a escola tem como missão primária levar o aluno a bem se desempenhar na escrita [...], isto não deve servir de motivo para ignorar os processos da comunicação oral.

42. A partir da leitura dos Textos 1 e 2, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O Texto 1 discute o predomínio do aprendizado da metalinguagem na aula de português, enquanto o Texto 2 aborda o predomínio do ensino de escrita nesse contexto.
II. O Texto 1 destaca o desprestígio do texto escrito em norma padrão da língua portuguesa, enquanto o Texto 2 aborda o compromisso da escola com o padrão da língua e atesta o predomínio de práticas com o texto oral na aula de português.
III. Tanto o Texto 1 quanto o Texto 2 tratam sobre a necessidade de abordagens que considerem contextos reais de comunicação na aula de português.
IV. Tanto o Texto 1 quanto o Texto 2 concordam que as práticas de ensino, na aula de português, devem considerar os papéis sociais dos parceiros da comunicação.

43. Analise os usos da vírgula nos trechos destacados em "Quanto a isso, define-se, hoje, uma linha de pensamento que parece sugerir que a missão da escola é, sobretudo, o ensino da modalidade escrita", do Texto 2, e assinale a alternativa correta.

44. Assinale a alternativa com trecho composto por oração subordinada adverbial causal.

45. Sobre a expressão destacada no trecho "Mesmo que o texto escrito desenvolva um uso linguístico interativo não do tipo comunicação face a face, deve, contudo, preservar os papéis que cabem ao escritor e ao leitor [...]", do Texto 2, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) É uma locução concessiva.
( ) Inicia a oração principal do período.
( ) Exprime um obstáculo que impede a declaração da oração principal.
( ) Pode ser substituída por "conquanto", sem prejuízo para o sentido do trecho.

TEXTO 3 (Questões 46 a 52):
O componente Língua Portuguesa integra a Área de Linguagens e tem como proposta levar os alunos a aprendizagens relacionadas à ampliação da participação em práticas inseridas nos mais diversos campos da atividade humana. Para tanto, concebe a língua como uma forma de interação humana [...]. A partir da perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem [...], o texto é compreendido como o centro da unidade de trabalho. [...] A finalidade do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa é permitir e incentivar o desenvolvimento crítico e reflexivo da criança e do adolescente como agentes da linguagem [...].

46. Assinale a alternativa que apresenta os tipos textuais predominantes nos Textos 1, 2 e 3, respectivamente.

47. A "[...]perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem", assumida pelo documento oficial, traz diversas implicações para a prática pedagógica do professor de língua portuguesa. Nas aulas de leitura, por exemplo, permite reconhecer que "a compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento prévio: o leitor utiliza na leitura o que ele já sabe” (KLEIMAN, 2008, p. 13). A partir dessa perspectiva, é correto afirmar que, na compreensão do texto,

48. Assinale a alternativa que analisa corretamente o destaque no trecho "Para tanto, concebe a língua como uma forma de interação humana, por meio da qual se considera o contexto comunicativo.", do Texto 3.

49. O trabalho com as diferentes práticas de linguagens, mencionadas no Texto 3, requer planejamento. Para Vasconcellos (2003, p. 79), planejamento "é uma mediação teórico-metodológica para a ação”. Partindo dessa perspectiva, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o planejamento escolar e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) É uma mediação teórico-metodológica para a ação.
( ) Tem caráter provisório, inconsciente e não intencional.
( ) Procura fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar.
( ) Envolve compreensão do campo de intervenção, sentido à ação e previsão das operações que buscam transformar a realidade.

50. Assinale a alternativa que classifica, corretamente, o processo de formação da palavra "linguagens”.

51. Sobre o sujeito no período “As habilidades de Língua Portuguesa são pensadas [...]”, do Texto 3, assinale a alternativa correta.

52. Entre os autores da linguística textual, é consenso considerar que as “práticas inseridas nos mais diversos campos da atividade humana", conforme trata o Texto 3, são mediadas por gêneros textuais. Marcuschi (2008, p. 154), por exemplo, afirma que "é impossível não se comunicar verbalmente por algum gênero, assim como é impossível não se comunicar verbalmente por algum texto [...]. Assinale a alternativa que NÃO define características dos gêneros textuais.

TEXTO 4 (Questões 53 e 54):
Inspirado em uma ferramenta há muito tempo utilizada pelo cinema – o trailer – o site LivroClip oferece pequenos clipes de livros, no intuito de atrair a atenção dos leitores para conhecer obras originais da literatura. Seria uma espécie de audiovisualização de obras literárias. O uso de diferentes linguagens na apresentação de cada livro chama atenção. [...] O recurso que permite tais adaptações é a tradução intersemiótica. Da linguagem literária, impressa em páginas de livros, a obra, em sua essência, é transposta para a linguagem digital e audiovisual.

53. A partir da leitura do Texto 4, analise as assertivas sobre o gênero textual "clipe de livro" e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. É exemplo de texto multimodal, pois nele são mobilizados diferentes modos semióticos (áudio, escrita, ilustração e vídeo).
II. Exige trabalho com diferentes letramentos para que os alunos possam interagir com a produção.
III. Possibilita o trabalho articulado com literatura e Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), transcendendo as modalidades cristalizadas da língua (oral e escrita).

54. Tomado como exemplo de abordagem para as aulas de língua portuguesa, o trabalho com o gênero "clipe de livro", conforme trata o Texto 4, possibilita

55. Segundo o Referencial Curricular Gaúcho (RIO GRANDE DO SUL, 2018, p. 198), é competência específica da língua portuguesa para o ensino fundamental "envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas [...]". Na formação do leitor, a prática de leitura por fruição, seja ela literária ou não, tem como objetivo

56. As tecnologias de informação e comunicação são ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem, pois possibilitam que gêneros como o clipe de vídeo (Texto 4) possam compor o rol de textos para o desenvolvimento de habilidades e de práticas de linguagens nas aulas de português. Conforme Cortelazzo et al (2018, p. 93), "o desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) possibilita que haja uma abordagem mais centrada no aluno e o uso mais intensivo de metodologias ativas de aprendizagem". A partir desse contexto, assinale a alternativa que, ao definir a(s) característica(s) do professor, NÃO destoa da proposta de pedagogia ativa de aprendizagem.

TEXTO 5 (Questões 57 a 60): Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.


57. Assinale a alternativa que reúne características do poema de Oswald de Andrade, conforme o Texto 5.

58. No Texto 5, o eu lírico emprega termos como “mio”, “mió”, “pió”, “teia” e “teiado”. Esses exemplos evidenciam um tipo de específico de qual variedade linguística?

59. Na leitura do Texto 5, a função social da literatura pode ser observada

60. Oswald de Andrade, autor do texto Texto 5, é representante de qual escola literária no Brasil?