Leia este texto para responder aos itens 1 e 2.
Abaixo-assinado para a revitalização da Praça Central do bairro Nova Esperança
Nós, moradores do bairro Nova Esperança, solicitamos à Prefeitura Municipal a urgente revitalização da Praça Central, que se encontra em estado de abandono, prejudicando a convivência e o lazer de nossa comunidade. A falta de iluminação, bancos quebrados, áreas verdes descuidadas e brinquedos deteriorados colocam em risco a segurança e o bem-estar de todos, especialmente das crianças e idosos.
Acreditamos que a revitalização da praça contribuirá para:
- a melhoria da qualidade de vida dos moradores;
- a promoção de atividades esportivas, culturais e de lazer;
- a segurança e a valorização de nosso bairro.
Solicitamos que sejam incluídas as seguintes melhorias no projeto de revitalização:
- reparos na iluminação pública;
- reposição de bancos e brinquedos;
- paisagismo com manutenção adequada das áreas verdes;
- instalação de equipamentos para atividades físicas.
Pedimos, assim, que nossa solicitação seja considerada com urgência. A Praça Central do bairro Nova Esperança tem o potencial de se tornar novamente um espaço seguro, bonito e funcional para todos os cidadãos.
Assine este abaixo-assinado para apoiar essa causa!
Fonte: Elaborado pela equipe pedagógica para uso exclusivo deste material, utilizando como ferramenta de apoio o GPT-4.
Item 1. A principal finalidade desse texto é
Item 2. O principal elemento que reforça a função mobilizadora desse texto é
Leia este texto para responder aos itens 3 e 4.
Absolvição
1. Ato ou efeito de absolver, inocentar.
2. No direito processual civil, é o ato judicial que declara a improcedência da ação por considerar que o autor não detém o direito em que se funda o pedido, liberando o réu.
3. No direito processual penal, consiste no ato judicial que declara improcedente a acusação, isentando o réu de sanção por considerá-lo inocente ante as provas apresentadas. A absolvição anômala ocorre quando o julgador reconhece a existência do crime, mas não aplica a pena. A absolvição da causa deriva da perempção da ação. A absolvição sumária é o ato judicial pelo qual não é imputado fato criminoso ao réu, isentando-o de pena e excluindo-o do julgamento perante o Tribunal de Júri. A absolvição de instância opera-se com a extinção do processo sem julgamento da causa. Nessa última hipótese, embora o réu tenha sido liberado da demanda, o autor pode propor nova ação, sobre o mesmo objeto, instituindo nova instância.
Fundamentação Legal: Artigos 485 a 487 do CPC/2015. Artigos 81, §1°; 376; 386; 397; 415 e 416 do CPP.
Fonte: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF). Absolvição. Glossário Jurídico. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/ jurisprudencia/glossario.asp. Acesso em: 23 jan. 2025.
Glossário:
Anômala: Que foge ao padrão ou ao comum; irregular. No direito penal, refere-se à absolvição anômala, que ocorre quando o juiz reconhece a existência do crime, mas não aplica uma pena ao réu.
Imputado: Atribuído a alguém. No direito penal, refere-se à acusação formal de um crime contra uma pessoa, ou seja, ao fato criminoso que é imputado ao réu.
Improcedente: Que não procede; que não tem fundamento legal ou justificativa válida. No contexto jurídico, refere-se a uma decisão que rejeita um pedido por falta de base legal ou provas suficientes.
Perempção: Espécie de prescrição ou extinção de um processo judicial ou administrativo, em virtude de seu abandono durante certo tempo ou por não atender à petição inicial.
Sanção: Punição.
Item 3. A principal finalidade desse texto é
Item 4. Considerando a finalidade desse texto, o principal elemento que contribui para a compreensão dele é
Item 5. Leia este texto.
Iniciativa global seleciona alunas do ensino médio para aulas sobre ciência espacial
Missão ShakthiSAT é representada no Brasil pela estudante de Astrofísica na UFRGS
A startup indiana Space Kidz India seleciona alunas do ensino médio de escolas públicas de 108 países, entre eles o Brasil, para participar da Missão ShakthiSAT. A iniciativa oferecerá aulas de ciência espacial às estudantes e selecionará uma de cada país para participar da construção de um satélite que será colocado na órbita da Lua, o primeiro desenvolvido inteiramente por mulheres. As inscrições podem ser realizadas, aqui, até 16 de fevereiro.
As alunas terão acesso a 120 horas de aulas teóricas virtuais, com conteúdo introdutório sobre ciência espacial. Os temas incluem programação básica, astronomia, matemática, física, sensores e componentes de satélites. O material didático foi desenvolvido pela Space Kidz India e pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), esta última responsável pela coordenação do projeto.
Segundo a embaixadora da missão no Brasil, a estudante de Astrofísica na UFRGS Isadora Stefanhak Costa Arantes, curiosidade e paixão por ciência são os critérios fundamentais para se integrar ao projeto. Além disso, as interessadas precisam estar cursando o ensino médio público e possuir autorização dos responsáveis para participar da iniciativa. Disponibilidade para assistir às aulas virtuais e viajar à Índia (com tudo pago) também é essencial. [...]
Fonte: Jornal da UFRGS. Iniciativa global seleciona alunas do ensino médio para aulas sobre ciência espacial. UFRGS Notícias, 21 jan. 2025. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias. Acesso em: 23 jan. 2025.
A principal ideia da notícia sobre a Missão ShakthiSAT é que
Item 6. Leia este texto.
Uma viagem além da Lua
A vida tem dessas coisas. Num dia você está tentando entender a fórmula de Bhaskara na aula de matemática. No outro, descobre que pode ajudar a construir um satélite que vai para a Lua. Parece brincadeira, mas foi exatamente assim que aconteceu comigo.
Eu estava andando pelos corredores da escola quando vi o cartaz. Ele tinha uma foto de um satélite e letras grandes: "Participe do curso de ciência espacial. Alunas do ensino médio podem construir um satélite que será enviado à Lua.” Lua. Construir. Satélite. Três palavras que pareciam tão distantes quanto as estrelas. Mas, de repente, eu estava ali, anotando a data de inscrição no caderno, como quem acha que o impossível merece uma chance.
Quando contei para o meu pai, ele levantou os olhos do jornal e perguntou:
Satélite? Você entende disso?
Ainda não - respondi, cruzando os braços.
Mas é para isso que serve o curso, não é?
Minha mãe, do outro lado da mesa, disse:
Índia? Lua? E quem paga essa história toda?
Eles pagam! Até a viagem! - eu disse, com o tom de quem já venceu metade da discussão.
Eles não falaram mais nada, mas percebi que me olhavam como quem observava alguém tentando abrir uma porta trancada. O curso começou, e eu mergulhei de cabeça. Confesso: no início, achei que não ia dar conta. Sensores? Programação? Só essas palavras já me davam dor de cabeça. Mas, entre erros e acertos, fui me apaixonando por aquele universo. Descobri que as estrelas não estão tão longe assim.
Então, chegou o dia do resultado. Meu coração parecia um satélite girando em órbita. Quando abri o e-mail, vi meu nome: Lara de Souza - Brasil. Eu tinha sido escolhida. Corri para a sala e gritei:
Pai, vou pra Índia!
Ele me olhou, meio incrédulo, e soltou:
Nunca imaginei que isso fosse dar em alguma coisa. Mas, parabéns, você conseguiu.
Agora estou aqui, no aeroporto, esperando o voo. Lá fora, a Lua brilha, como quem sorri de longe. E eu? Bem, eu vou encontrá-la ou, pelo menos, enviar um pedacinho de mim até lá. Quem diria que uma simples curiosidade me levaria tão longe? Talvez, seja isso que a vida faz: nos mostra um cartaz no corredor e espera para ver se temos coragem de acreditar.
Fonte: Elaborado pela equipe pedagógica para uso exclusivo deste material, utilizando como ferramenta de apoio o GPT-4.
A principal ideia defendida pela narradora sobre as oportunidades da vida é que elas
Item 7. Leia este texto.
Minha mãe
(Imitação de Cowper)
Foi que o berço me embalou da infância
Entre as doçuras que do empíreo vêm?
E nos beijos de célica fragrância
Velou meu puro sono? Minha mãe!
Se devo ter no peito uma lembrança
É dela que os meus sonhos de criança
Dourou: - é minha mãe!
Quem foi que no entoar canções mimosas,
Cheia de um terno amor - anjo do bem,
Minha fronte infantil - encheu de rosas,
De mimosos sorrisos? Minha mãe!
Se dentro do meu peito macilento
O fogo da saudade me arde lento
É dela: minha mãe.
Qual anjo que as mãos me uniu outrora
E as rezas me ensinou que da alma vêm?
E a imagem me mostrou que o mundo adora,
E ensinou a adorá-la? Minha mãe!
Não devemos nós crer num puro riso
Desse anjo gentil do paraíso
Que chama-se uma mãe?
Por ela rezarei eternamente,
Que ela reza por mim no céu também;
Nas santas rezas do meu peito ardente
Repetirei um nome: minha mãe!
Se devem louros ter meus cantos d'alma,
Oh! Do porvir eu trocaria a palma
Para ter minha mãe!
Fonte: ASSIS, Machado de. Minha Mãe (Imitação de Cowper). In: Obra Completa. Vol. III. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000159.pdf. Acesso em: 22 jan. 2025.
Glossário:
Célica: Celestial.
Empíreo: A parte mais elevada do céu, habitada pelos deuses.
Macilento: Pálido, abatido, com aparência doentia.
Palma: No contexto poético, símbolo de vitória ou glória.
William Cowper: Poeta inglês.
A principal ideia expressa pelo eu lírico em relação à figura materna é a de
Item 8. Leia o texto a seguir.
Saúde da população negra e racismo no Brasil
O Brasil carrega consigo quase 400 anos de uma história de escravidão, com marcas permanentes que produziram um país racista, ou seja, um lugar em que, devido à cor, cultura ou origem étnica, grupos são discriminados e oprimidos por preconceito, ignorância e negligência. Muitas vezes, o racismo chega até nós de forma sutil e recreativa, sendo disseminado pela população de forma despercebida. Essas marcas culturais, herdadas desde o período colonial brasileiro, mostram como negros e indígenas foram e seguem sendo - estigmatizados, com a premissa de inferioridade em relação às pessoas brancas.
O racismo opera de diversas formas na sociedade, sendo uma delas o racismo institucional, que se reflete nas práticas de exclusão e discriminação nas instituições que, muitas vezes, limitam o acesso de negros e pardos a serviços essenciais. Também existe o racismo estrutural, que está enraizado em toda a estrutura social, política, econômica, jurídica, religiosa e familiar.
Embora nossa Constituição “cidadã", promulgada em 1988, afirme que todos os cidadãos são iguais perante a lei, nossos legisladores ignoraram o fato de que não partimos das mesmas condições ou premissas. Enquanto alguns aqui chegaram como "donos" de terras e outras benesses, muitos - particularmente indígenas e negros - não tiveram o mesmo tratamento e possibilidades. Por essa e outras razões, o Brasil contemporâneo é constituído por um racismo velado, em que o mito da democracia racial impede muitos de verem que, na realidade, as condições em que muitos vivem e trabalham são muito desiguais.
Para combater o racismo, foram instituídas ações afirmativas, que representam não apenas uma compensação histórica, mas são fundamentais para promover a equidade em diversos setores, refletindo diretamente na qualidade de vida da população negra, visto que as disparidades raciais permeiam não só o acesso à educação e ao trabalho, mas também à saúde.
De modo semelhante, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) visa enfrentar essas desigualdades, apesar de ainda enfrentar grandes desafios na sua implementação. Embora a população negra - constituída pelo somatório de indivíduos que se autodeclaram pretos e pardos - compreenda a maior parte dos brasileiros (56%), também é ela que possui os piores índices de doenças e mortalidade no país.
Um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) é a equidade, que significa que os serviços devem ofertar cuidados de qualidade e de forma diferenciada para que haja redução das disparidades e vulnerabilidades. Nessa direção, a PNSIPN busca auxiliar no combate às desigualdades, mesmo que essas estratégias ainda sejam insuficientes para superar as barreiras de acesso à saúde das populações que mais necessitam. Sua efetividade está longe de ser atingida, também porque muitos profissionais ainda a desconhecem e não compreendem a dimensão do impacto que o racismo causa na saúde de pessoas negras no Brasil. [...]
Fonte: LEÃO, José Gabriel Ferroni; BORGES, Luiza Viriato; ROCHA, Cristianne Famer. Saúde da população negra e racismo no Brasil. Jornal da Universidade, Porto Alegre, 14 nov. 2024. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/saude-da-populacao-negra-e-racismo-no-brasil/. Acesso em: 23 jan. 2025.
A tese principal defendida sobre a relação entre racismo e saúde da população negra no Brasil é
Leia este texto para responder aos itens 9 e 10.
Ações dos primeiros 100 dias: a UFRGS em transformação
A chefe de gabinete Maria Luiza Saraiva Pereira destaca as principais iniciativas da gestão, no sentido de uma Universidade mais acolhedora e democrática
Iniciar uma nova gestão é sempre um desafio. E uma gestão democrática que se propõe a fortalecer o papel da universidade como espaço público e inclusivo nos remete a desafios ainda maiores. Passados os primeiros 100 dias, por meio de ações estratégicas e simbólicas, apresentamos iniciativas focadas em quatro pilares estratégicos: ambiente acolhedor, compromisso social, valorização das pessoas e gestão participativa.
Um dos compromissos centrais foi a promoção de um ambiente acolhedor e antirracista, baseado em muito respeito e medidas de inclusão. Nesse contexto, a principal ação imediata foi a construção de um projeto coletivo para fundamentar a futura Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE), cujo foco será o enfrentamento ao racismo estrutural, a promoção da equidade de gênero e o aumento de medidas concretas de acessibilidade. A futura Pró-reitoria permitirá a realização de ações transversais e intersetoriais para tornar as dependências da UFRGS espaços ainda mais aconchegantes.
A UFRGS reafirma seu papel de agente transformador na sociedade, valorizando seu compromisso social e aumentando iniciativas de sustentabilidade. Nesse contexto, ações relacionadas às mudanças climáticas foram articuladas, sendo que pesquisadores e outros agentes públicos avaliaram o cenário, discutiram alternativas e elaboraram propostas para o enfrentamento dos obstáculos. E a ação concreta e estratégica é criação da Secretaria Especial de Emergência Climática e Ambiental (SEECAM), a qual será fundamental para o planejamento de medidas de prevenção, de adaptação e de redução de danos relacionadas aos desastres climáticos. Essa secretaria irá contribuir com a implantação de programas voltados à sustentabilidade ambiental, baseada em iniciativas de economia de recursos e no uso responsável de água e energia.[...]
Fonte: PEREIRA, Maria Luiza Saraiva. Ações dos primeiros 100 dias: a UFRGS em transformação. Jornal da Universidade, UFRGS, Porto Alegre, 16 jan. 2025. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/acoes-dos-primeiros-100-dias-a-ufrgs-em-transformacao-16-01-25/. Acesso em: 23 jan. 2025.
Item 9. O tema principal desse texto
Item 10. A tese defendida pelo autor desse texto é que
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