Texto 1:
Ultimamente têm passado muitos anos
É inútil deixar de confessar que tenho estado cerca de quatro horas por dia vendo futebol na televisão [...]. Suponho que o leitor também esteja intoxicado de futebol, e então, para variar, vou contar uma partida realizada há quase 37 anos, nesta cidade do Rio de Janeiro. Aqui está minha narrativa, com pequenos cortes:
O jogo estava marcado para as dez horas, mas começou quase onze. O time de Ipanema e Leblon tinha alguns elementos de valor, como Aníbal Machado, Vinicius de Moraes, Lauro Escorel, Carlos Echenique, o desenhista Carlos Thiré e um cunhado do Aníbal [...]. Eu era beque do Copacabana e atrás de mim o guardião e pintor Di Cavalcanti. [...] Não havia juiz, o que facilitou muito a movimentação da peleja, que se desenrolou em três tempos, ficando convencionado que houve dois jogos. Copacabana venceu o primeiro por um a zero (houve um gol anulado porque Di Cavalcanti declarou que passara por cima da trave; e, como não havia trave, ninguém pode desmentir). O segundo jogo também vencemos, por dois a um. [...]
A torcida era composta de variegadas senhoras que ficavam sob as barracas e chupavam melancia. [...]
Assim nos divertimos nós os cavalões, na areia. As mulheres riam de nosso “prego”. [...]
Depois mergulhamos na água boa e ficamos ali, uns trinta homens e mulheres, rapazes e moças, a bestar e conversar na praia. Doce é a companhia dos amigos [...], doce é a sombra das barracas; e ali ficamos debaixo do sol, junto do mar, perante as montanhas azuis. Ah, roda de amigos e mulheres, esses momentos de praia serão mais tarde momentos antigos. [...]
Atravessarei o ano na casa fraterna de Vinicius de Moraes. Estaremos com certeza [...] melancólicos [...]. Como passam os anos! Ultimamente têm passado muitos anos.
TEXTO 2:
1) (P080096I7) O trecho que apresenta o desfecho dessa história é:
2) Com base no texto, qual é o sentimento predominante do narrador ao relembrar a partida de futebol jogada há quase 37 anos?
3) (P090042I7) Infere‑se desse texto que a mulher
0 Comentários