Texto 1: "É preciso cuidar dos mais vulneráveis. E isso exige patriotismo. Olhar menos para o próprio umbigo. Aceitar perder privilégios. É a única forma através da qual filhos de quaisquer brasileiros, sobretudo os mais pobres, poderão se tornar, um dia, profissionais mais competitivos. O Brasil está ruim até para os ricos."
1. Qual é a principal opinião do autor no Texto 1?
Texto 1: "É preciso cuidar dos mais vulneráveis. E isso exige patriotismo. Olhar menos para o próprio umbigo. Aceitar perder privilégios. É a única forma através da qual filhos de quaisquer brasileiros, sobretudo os mais pobres, poderão se tornar, um dia, profissionais mais competitivos. O Brasil está ruim até para os ricos."
2. O que o autor defende como necessário para a melhoria do país?
Texto 2: "O ser humano e a arte estão rigorosamente conectados. A arte liberta. E, atualmente, a arte de viver cada vez mais se faz indispensável para a emancipação humana."
3. Qual a opinião do autor sobre a relação entre o ser humano e a arte?
Texto 2: "O ser humano e a arte estão rigorosamente conectados. A arte liberta. E, atualmente, a arte de viver cada vez mais se faz indispensável para a emancipação humana."
4. Segundo o autor, qual o papel da "arte de viver"?
Texto 3: "Jamais haverá palavras para descrever o profundo trauma e o sofrimento intergeracional que resultaram da injustiça racial perpetrada ao longo dos séculos, particularmente contra pessoas de ascendência africana. Apenas condenar expressões e atos de racismo não é suficiente."
5. Qual a principal opinião expressa no trecho?
Texto 3: "Jamais haverá palavras para descrever o profundo trauma e o sofrimento intergeracional que resultaram da injustiça racial perpetrada ao longo dos séculos, particularmente contra pessoas de ascendência africana. Apenas condenar expressões e atos de racismo não é suficiente."
6. O que os autores defendem como insuficiente no combate ao racismo?
Texto 4: "Supremo reforça a autocracia ao criminalizar 'desinformação'." (Título de editorial)
7. Qual a opinião do editorial sobre a decisão do Supremo?
Texto 4: "Supremo reforça a autocracia ao criminalizar 'desinformação'." (Título de editorial)
8. O editorial sugere que a criminalização da "desinformação":
Texto 5: "Para a Unesco, ensino domiciliar é direito humano." (Título de artigo)
9. Qual o ponto de vista implícito no título?
Texto 5: "Para a Unesco, ensino domiciliar é direito humano." (Título de artigo)
10. A menção à Unesco no título serve para:
Texto 6: "É simplesmente um crime esse filme não estar fazendo sucesso, um filme primoroso que lida com a vida e suas nuances. Na minha opinião, claro." (Crítica de filme)
11. Qual a opinião do crítico sobre o filme?
Texto 6: "É simplesmente um crime esse filme não estar fazendo sucesso, um filme primoroso que lida com a vida e suas nuances. Na minha opinião, claro." (Crítica de filme)
12. A expressão "é simplesmente um crime" revela um sentimento de:
Texto 7: "Excelente e emocionante filme pra quem souber assistir de mente aberta, pois é ambientado em um lugar só. Apesar disso é repleto de reflexões e informações que não são retratadas em filmes." (Crítica de filme)
13. O que o autor da crítica considera uma qualidade do filme?
Texto 7: "Excelente e emocionante filme pra quem souber assistir de mente aberta, pois é ambientado em um lugar só. Apesar disso é repleto de reflexões e informações que não são retratadas em filmes." (Crítica de filme)
14. Para apreciar o filme, o autor acredita que o espectador precisa:
Texto 8: "Mas faltou para o filme a conexão emocional. [...] A direção pareceu mais preocupada com a parte técnica do que a história não-linear em si." (Crítica de filme)
15. Qual é a principal crítica feita ao filme neste trecho?
Texto 8: "Mas faltou para o filme a conexão emocional. [...] A direção pareceu mais preocupada com a parte técnica do que a história não-linear em si." (Crítica de filme)
16. Na opinião do crítico, o que a direção do filme priorizou?
Texto 9: "O triste espetáculo de Barroso em favor do aborto." (Título de editorial)
17. Qual a opinião do editorial sobre a postura de Barroso?
Texto 9: "O triste espetáculo de Barroso em favor do aborto." (Título de editorial)
18. O uso da palavra "espetáculo" no título tem uma conotação:
Texto 10: "Mais impostos, mais governo e menos liberdade." (Título de editorial)
19. Qual a relação de causa e consequência que o editorial estabelece?
Texto 10: "Mais impostos, mais governo e menos liberdade." (Título de editorial)
20. A opinião expressa no título é a favor de:
Texto 11: "Através de um tom cômico, o texto expressa uma visão cínica sobre o casamento e as relações duradouras." (Comentário sobre uma crônica)
21. Qual a opinião do comentarista sobre a crônica?
Texto 11: "Através de um tom cômico, o texto expressa uma visão cínica sobre o casamento e as relações duradouras." (Comentário sobre uma crônica)
22. O que significa a "visão cínica" mencionada no comentário?
Texto 12: "A honestidade do brasileiro é muito questionável. Claro que não podemos generalizar, mas faz parte do povo ter esse jeito malandro." (Trecho de crônica)
23. Qual a principal opinião do autor da crônica?
Texto 12: "A honestidade do brasileiro é muito questionável. Claro que não podemos generalizar, mas faz parte do povo ter esse jeito malandro." (Trecho de crônica)
24. Ao dizer "claro que não podemos generalizar", o autor:
Texto 13: "Você agora deve estar pensando que eu sou uma daquelas que só vê defeito nos brasileiros, não é mesmo? Mas não, eu sinceramente acho que nós temos muitas qualidades também, mas, infelizmente, já nascemos com um jeito malandro e cara de pau." (Trecho de crônica)
25. A autora antecipa uma possível reação do leitor para:
Texto 13: "Você agora deve estar pensando que eu sou uma daquelas que só vê defeito nos brasileiros, não é mesmo? Mas não, eu sinceramente acho que nós temos muitas qualidades também, mas, infelizmente, já nascemos com um jeito malandro e cara de pau." (Trecho de crônica)
26. A opinião final da autora sobre o "jeito malandro" é que ele é:
Texto 14: "O iate, todo vidro e aço, funciona como metáfora visual: um aquário luxuoso onde ninguém pode escapar de ser observado ou julgado." (Crítica de filme)
27. Qual a interpretação do crítico sobre o cenário do filme?
Texto 14: "O iate, todo vidro e aço, funciona como metáfora visual: um aquário luxuoso onde ninguém pode escapar de ser observado ou julgado." (Crítica de filme)
28. A expressão "aquário luxuoso" sugere que os personagens estão:
Texto 15: "Ainda assim, há um desequilíbrio entre forma e conteúdo." (Crítica de filme)
29. Qual a principal crítica apresentada neste trecho?
Texto 15: "Ainda assim, há um desequilíbrio entre forma e conteúdo." (Crítica de filme)
30. A opinião do crítico sobre o filme é:
Texto 16: "Com um olhar atento e crítico, o texto começa por apontar e comentar as pressões estéticas a que as mulheres estão sujeitas e as diversas cobranças que existem em torno da sua aparência." (Comentário sobre crônica)
31. Qual a opinião do comentarista sobre a crônica?
Texto 16: "Com um olhar atento e crítico, o texto começa por apontar e comentar as pressões estéticas a que as mulheres estão sujeitas e as diversas cobranças que existem em torno da sua aparência." (Comentário sobre crônica)
32. O "olhar atento e crítico" da autora da crônica significa que ela:
Texto 17: "Segundo ela, somos ainda mais bonitas quando estamos confortáveis, quando nem estamos nos preocupando com isso." (Comentário sobre crônica)
33. Qual a definição de beleza defendida na crônica, segundo o comentarista?
Texto 17: "Segundo ela, somos ainda mais bonitas quando estamos confortáveis, quando nem estamos nos preocupando com isso." (Comentário sobre crônica)
34. A opinião apresentada no trecho vai contra a ideia de que:
Texto 18: "Duna – Parte 2 foi uma ótima continuação com um final controverso, que te surpreende e te incomoda. Novamente, faz com que o espectador queira logo assistir a próxima parte pra saber quais serão os desdobramentos de tais decisões." (Resenha de filme)
35. Qual a opinião geral do autor da resenha sobre o filme?
Texto 18: "Duna – Parte 2 foi uma ótima continuação com um final controverso, que te surpreende e te incomoda. Novamente, faz com que o espectador queira logo assistir a próxima parte pra saber quais serão os desdobramentos de tais decisões." (Resenha de filme)
36. Para o autor, o final "controverso" do filme é um elemento:
Texto 19: "É um filme que gira em torno do poder destrutivo do fundamentalismo religioso e expõe como muitas vezes as crenças das pessoas podem ser manipuladas para justificar atrocidades." (Resenha de filme)
37. Qual a interpretação do autor sobre o tema central do filme?
Texto 19: "É um filme que gira em torno do poder destrutivo do fundamentalismo religioso e expõe como muitas vezes as crenças das pessoas podem ser manipuladas para justificar atrocidades." (Resenha de filme)
38. A opinião do autor é que o filme:
Texto 20: "Ainda que Selton Mello tenha menos tempo de tela, ele cumpre perfeitamente o papel de transmitir uma personalidade 'boa praça', por quem o espectador se afeiçoa." (Resenha de filme)
39. Qual a opinião do autor sobre a atuação de Selton Mello?
Texto 20: "Ainda que Selton Mello tenha menos tempo de tela, ele cumpre perfeitamente o papel de transmitir uma personalidade 'boa praça', por quem o espectador se afeiçoa." (Resenha de filme)
40. A expressão "cumpre perfeitamente o papel" indica:
Texto 21: "As falácias pró-aborto de Barroso." (Título de editorial)
41. Qual a opinião do editorial sobre os argumentos de Barroso a favor do aborto?
Texto 21: "As falácias pró-aborto de Barroso." (Título de editorial)
42. O uso da palavra "falácias" no título sugere que o editorial irá:
Texto 22: "A agonia dos Correios." (Título de editorial)
43. Qual a opinião do editorial sobre a situação dos Correios?
Texto 22: "A agonia dos Correios." (Título de editorial)
44. A palavra "agonia" no título tem o objetivo de:
Texto 23: "O legado negativo de Barroso e a obrigação dos senadores." (Título de editorial)
45. Qual a opinião do editorial sobre o legado de Barroso?
Texto 23: "O legado negativo de Barroso e a obrigação dos senadores." (Título de editorial)
46. O editorial sugere que os senadores têm:
Texto 24: "A adaptação escrita por Eric Roth tenta aprofundar os aspectos dramáticos, mas acaba comprometida pela montagem do filme, que prioriza a fidelidade à graphic novel em detrimento de um arco mais coeso e envolvente." (Crítica de filme)
47. Qual a principal crítica feita à adaptação do filme?
Texto 24: "A adaptação escrita por Eric Roth tenta aprofundar os aspectos dramáticos, mas acaba comprometida pela montagem do filme, que prioriza a fidelidade à graphic novel em detrimento de um arco mais coeso e envolvente." (Crítica de filme)
48. Na opinião do crítico, a montagem do filme deveria ter priorizado:
Texto 25: "Os protagonistas, Tom Hanks e Robin Wright, trazem talento e emoção aos seus papéis, mas sofrem com o uso de efeitos visuais de rejuvenescimento que mais distraem do que ajudam. Essa tecnologia, ainda longe de ser perfeita, diminui o impacto emocional das cenas nos primeiros momentos da trama." (Crítica de filme)
49. Qual a opinião do crítico sobre a atuação dos protagonistas?
Texto 25: "Os protagonistas, Tom Hanks e Robin Wright, trazem talento e emoção aos seus papéis, mas sofrem com o uso de efeitos visuais de rejuvenescimento que mais distraem do que ajudam. Essa tecnologia, ainda longe de ser perfeita, diminui o impacto emocional das cenas nos primeiros momentos da trama." (Crítica de filme)
50. Segundo o crítico, qual o impacto dos efeitos de rejuvenescimento no filme?

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