1. Sobre o conceito de frase, oração e período, assinale a alternativa FALSA:
3. A única alternativa correta a respeito do período "Jantamos num restaurante próximo de casa, depois fomos ao cinema", é que ele:
- Leia o Texto
Do pedacinho de papel ao livro impresso vai uma longa distância. Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma. A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa; ela faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho. Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.
O período de maturação na gaveta é necessário, mas não deve se prolongar muito. "Textos guardados acabam cheirando mal", disse Silvia Plath, [...] que, com esta frase, deu testemunho das dúvidas que atormentam o escritor: publicar ou não publicar? guardar ou jogar fora?
Moacyr Scliar. O escritor e seus desafios.
4. Nesse texto, o escritor Moacyr Scliar usa imagens para refletir sobre uma etapa da criação literária. A ideia de que o processo de maturação do texto nem sempre é o que garante bons resultados está sugerida na seguinte frase:
- Leia o texto:
Na sociedade moderna, a maioria das relações humanas é medida e mediada pelo dinheiro. O dinheiro que você tem define onde você mora, o que come, como se veste e se desloca, sua educação e sua saúde. Por isso, ricos e pobres, materialistas e desprendidos, avarentos e perdulários, portadores ou não de cartões de crédito, todos têm de saber lidar com o dinheiro, pois ele permeia todos os aspectos da vida.
Vida simples. Ed. 74, dez. 2008 (adaptado).
5. O texto trata de um tema relevante para o cotidiano de todas as pessoas: a relação pessoal com o dinheiro. A enumeração apresentada no último período demonstra a
- Leia o texto:
Quando em torno se revolvia o turbilhão, ela conservava sua inalterável serenidade. O colo arfava-lhe mansamente, ao influxo das brandas emoções; o sorriso coalhava-se em enlevos nos lábios entreabertos, por onde escapava-se a respiração calma. Desprendia-se de seus olhos, de toda sua pessoa, uma efusão celeste que era como a sua irradiação. Quando completou-se esta assunção de sua beleza, o baile estava a terminar.
ALENCAR, José de. Senhora. Brasília: Edições Câmara, 2019.
6. É CORRETO afirmar que o fragmento de texto acima é composto por:
- Leia o texto abaixo:
A tristeza, a compreensão e a desigualdade de nível mental do meu meio familiar, agiram sobre mim de modo curioso: deram-me anseios de inteligência. Meu pai, que era fortemente inteligente e ilustrado, em começo, na minha primeira infância, estimulou-me pela obscuridade de suas exortações. [...]
LIMA BARRETO. Recordações do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Ática, 1995.
7. É CORRETO afirmar que o fragmento de texto acima é composto por:
- Analise este fragmento:
Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual — há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. [...].
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
8. Agora marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) O primeiro período é simples.
( ) O segundo período é uma frase.
( ) O segundo período é uma oração.
A sequência correta é:
9. Qual alternativa apresenta um enunciado que não poderia ser classificado como oração?
- Leia o texto abaixo:
A escola resolveu inovar neste ano e organizou uma grande feira de ciências no pátio externo, aberta à comunidade. Os alunos de várias turmas trabalharam por semanas em grupos, investigando temas como energia limpa, reciclagem, biodiversidade local, uso consciente da água e tecnologias simples para o dia a dia. Cada equipe preparou um cartaz explicativo, um experimento prático e um relatório escrito. No dia da feira, as mesas ficaram dispostas em corredores, bordadas por fitas e cartolinas coloridas, e os visitantes – pais, vizinhos e outras turmas – percorreram as estações curiosos para aprender. Alguns alunos demonstraram como placas solares pequenas podiam acender lâmpadas LED ou como era possível reaproveitar materiais plásticos para criar objetos úteis. A professora responsável fez a abertura, ressaltando que ciência não está apenas nos laboratórios: está em cada escolha que fazemos, desde desligar um interruptor até reutilizar uma garrafa. Ao final do evento, houve votação popular para eleger o "Projeto mais Criativo", e o vencedor levou um certificado especial para casa, além de elogios dos visitantes pela clareza da apresentação e pelos resultados alcançados. A sensação no fim do dia era de orgulho e satisfação: a escola, os alunos e a comunidade perceberam que aprender ciência também significa transformar ideias em atitudes.
11. O texto acima, sobre a feira de ciências, tem como público-alvo os(as):
12. O objetivo principal da feira de ciências, de acordo com o texto, foi:
13. A frase "A sensação no fim do dia era de orgulho e satisfação" refere-se ao sentimento de:
- Leia o texto:
A vida de cada um de nós é uma sequência de desafios a serem superados. Desde a infância, enfrentamos obstáculos que nos ajudam a crescer e a fortalecer o caráter. Seja na escola, no trabalho ou nas relações pessoais, a capacidade de se reinventar e de persistir é fundamental. A cada queda, uma nova oportunidade de levantar, aprender e seguir em frente com mais sabedoria e resiliência.
14. O texto acima trata principalmente da:
15. A expressão "a cada queda, uma nova oportunidade de levantar" sugere:
- Observe a tirinha:
16. A principal característica da personagem Mônica, evidenciada na tirinha, é:
17. A tirinha demonstra um conflito recorrente entre Mônica e Cebolinha. Esse conflito é geralmente causado por:
- Leia o texto:
A diversidade cultural é um dos maiores tesouros da humanidade. Ela se manifesta nas diferentes línguas, costumes, crenças, artes e formas de viver de cada povo. Promover o respeito e a valorização dessa diversidade é essencial para construir um mundo mais justo, inclusivo e harmonioso, onde as diferenças são celebradas como fontes de enriquecimento mútuo.
18. O texto defende a ideia de que a diversidade cultural é:
19. Para construir um mundo mais justo e inclusivo, o texto ressalta a importância de:
- Leia o poema:
No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.
Carlos Drummond de Andrade. Alguma Poesia.
20. A repetição da frase "tinha uma pedra no meio do caminho" no poema de Drummond serve para:
0 Comentários