- Leia a imagem:
1. No trecho: "Ontem, acabou a luz lá em casa!", as palavras grifadas são classificadas, respectivamente, como
2. Armandinho, o personagem principal da tirinha, pergunta preocupado: "E agora?!". A palavra "agora" indica ideia de:
3. No trecho: "Estamos ralados!!", a palavra grifada significa que eles (Armandinho e seu pai) estão:
Leia o trecho do texto abaixo para responder à questão. AUTOBIOGRAFIA DO RIO TIETÊ Já fui um rio limpo, de águas fortes e volumosas, ótimo para passear e nadar. Não sou mais. Já tive vários pescadores pescando em minhas margens, vários peixes nadando em minhas águas, até capivaras vinham lavar-se em mim. Agora, peixes, só há mortos; pescando, só guindastes para tirar o lixo que há no meu interior e capivaras não há mais nenhuma. Lembro-me daquela vez em que um jacaré apareceu em minhas águas, agora, poluídas águas.
4.Considerando o título, o trecho acima e as principais classificações dos substantivos na Língua Portuguesa, qual alternativa classifica corretamente os termos destacados?
- Leia a tirinha para responder a questão:
6. Marque a única alternativa que contenha substantivos, respectivamente, ABSTRATO, CONCRETO e CONCRETO:
- Leia a tira para responder à questão.
7. A palavra "angustia" é um substantivo que nomeia realidade imaterial, ou seja, sentimento ou sensação, desse modo, ele pode ser classificado como
8. Qual das palavras destacadas abaixo não representa um substantivo abstrato?
- Leia o trecho abaixo: 'TREM PARA UCRANIA': UM REPÓRTER BRASILEIRO NA GUERRA Cedo ou tarde, ia acontecer. É a rotina da guerra. Mas, mesmo estando preparado, é estranho. É angustiante. Você sabe que virá, prepara-se psicologicamente para quando as sirenes tocarem, mas, quando acontece, por mais treinado que esteja, física e emocionalmente, é diferente. Você se pergunta: – São elas? Há o período de negação. Não, deve ser o som de alguma ambulância, você pensa. Mas o som não para. Você apura o ouvido: não para. São elas, mesmo. Agonizantes, elas continuam, num tom só, a ecoar estridentes pela cidade inteira. Sabe quando você está parado no trânsito e, lá atrás, ouve uma ambulância se aproximando? Você sabe que é urgente, olha pelo retrovisor e vê que o veículo não consegue avançar no meio do congestionamento. Então, você buzina para que o motorista a sua frente avance. Força espaço para um dos lados. Desespera-se só de imaginar que alguém pode estar morrendo lá dentro daquele veículo porque você demora para abrir espaço. Com dificuldade, então, você consegue cavar algum buraco no congestionamento.
9. O trecho cuja palavra grifada estabelece uma conclusão na notícia é:
11. "Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo." Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
- Leia o texto: A visita Elise é uma mulher muito medrosa. Tem medo de aranha, medo de gente e até medo de árvore. Por isso vive sozinha e sozinha pretende ficar. Mas, quando menos espera, um aviãozinho de papel entra por uma janela, atrapalhando sua paz diária. No dia seguinte, certa visita bate em sua porta. E Elise não sabe o que fazer! Será que ela deve receber um estranho – e abrir um espaço como esse em sua vida? Ou deve ignorar e manter tudo da mesma forma? Nesta narrativa, fica claro como, às vezes, basta abrir uma porta para que grandes transformações aconteçam em nossas vidas.
12. Na passagem "Tem medo de aranha, medo de gente e até medo de árvore.", a conjunção coordenativa "e" indica
13. No período "Por isso vive sozinha e sozinha pretende ficar.", a conjunção coordenativa grifada introduz
14. Identifique a frase em que a conjunção destacada é coordenativa adversativa.
- Leia o texto: Quando em torno se revolvia o turbilhão, ela conservava sua inalterável serenidade. O colo arfava-lhe mansamente, ao influxo das brandas emoções; o sorriso coalhava-se em enlevos nos lábios entreabertos, por onde escapava-se a respiração calma. Desprendia-se de seus olhos, de toda sua pessoa, uma efusão celeste que era como a sua irradiação. Quando completou-se esta assunção de sua beleza, o baile estava a terminar. ALENCAR, José de. Senhora. Brasília: Edições Câmara, 2019. 15. É CORRETO afirmar que o fragmento de texto acima é composto por:
16. Sobre o conceito de frase, oração e período, assinale a alternativa FALSA:
- Leia o texto: Conto de Mistério Stanislaw Ponte Preta Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda. Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou: Siga-me! – foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal iluminado e ele – a uma distância de uns dez a doze passos – entrou também. Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu-se discretamente. Entraram os dois e deram numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor parecia ter medo do que ia fazer. Não hesitou – porém – quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida e disse: "É este". O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois se virou para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali. Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço. O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher: Julieta! Ó Julieta... Consegui. A mulher veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão. A principal mudança que fiz foi isolar a fala "Siga-me!" e a resposta "Julieta! Ó Julieta... Consegui." em parágrafos próprios, como é comum em textos que querem dar destaque a diálogos curtos, e também agrupar o bloco final da transação (entrega do pacote e do dinheiro) em um só parágrafo para manter a tensão. Espero que essa organização ajude na sua leitura! Informação baseada na análise e organização do texto original fornecido, de autoria de Stanislaw Ponte Preta.
17. Qual a finalidade desse tipo de gênero textual?
18. No primeiro parágrafo do conto, há um sinal realizado por um personagem que serviu como senha de reconhecimento. Que sinal é esse?
19. Analise as definições e assinale a alternativa correta.
20. O período composto é formado por duas ou mais orações. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de período composto.
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